• Messala Ciulla

5 Métricas do Instagram para ajudar você a obter mais seguidores e engajamento

Atualizado: 31 de Ago de 2018

Quando se trata de expandir os seus negócios no Instagram, aprender como analizar as suas métricas é o melhor lugar para começar.


Mas quais métricas do Instagram você deveria rastrear e medir?


É fácil ficar sobrecarregado ao analisar os dados coletados. E os dados em si não te ajudam muito, o que vai fazer a diferença é a análise que você faz deles. Por isso, neste post, vamos esclarecer as seis melhores métricas do Instagram e como elas podem te ajudar a conquistar e fidelizar mais seguidores.



#1 Avalie sua taxa de engajamento para saber como seu conteúdo está sendo executado


Para visualizar as métricas e análises do Instagram, você precisa mudar para perfil de negócios e, dessa forma, ter acesso ao Instagram Insights no aplicativo.


Quando se trata de escolher quais métricas do Instagram acompanhar, sua taxa de engajamento é um ótimo lugar para começar.


Como nem todos os seus seguidores verão ou se envolverão com todas as suas publicações, a sua taxa de engajamento ajuda você a saber quantos de seus seguidores estão efetivamente envolvidos com o conteúdo que está sendo veículado.


A taxa de engajamento é a porcentagem de engajamento (curtidas e comentários) que suas publicações no Instagram recebem.


O Instagram não calcula sua taxa de engajamento, mas você pode encontrar seu alcance e o total de curtidas / comentários / salvos acessando suas postagens no aplicativo e clicando em view insights ou ver informações, em português:





Se você quiser calcular sua taxa de engajamento no Instagram, divida o número total de curtidas e comentários pela contagem de seguidores, o que fornecerá uma porcentagem.


Envolvimento = (curtidas + comentários) / seguidores


Para uma taxa de engajamento mais precisa, você pode dividir as curtidas e comentários pelo número de visualizações. Usando o alcance como referência, você obtém um número mais preciso porque é dividido pelo número real de quantas pessoas viram sua postagem ao invés de seu número total de seguidores que é formado por um público que não necessariamente viu a sua publicação.


Se você quiser descobrir como seu conteúdo impacta o seu público, sua taxa de engajamento é uma das melhores métricas do Instagram para acompanhar, pois ela informa o quanto o seu público se identifica com o que você está divulgando.


Melhorar a sua taxa de engajamento no Instagram não se resume apenas em aumentar a quantidade de curtidas que cada publicação recebe. No entanto, alguns ajustes como escrever legendas mais convidativas a comentários para suas publicações e fazer testes para identificar o melhor momento para postar, podem ajudar a melhorar o envolvimento geral no seu perfil.


#2 Otimize as suas Hashtags no Instagram


A seção Descoberta no Instagram Insights é uma mão na roda na hora de decifrar de onde veio a sua audiência.


Para encontrar as métricas do Descoberta, acesse a página do seu perfil e toque na imagem para a qual você deseja visualizar as métricas. Toque no botão Ver Informações abaixo da sua imagem e uma pequena barra de informações será exibida na parte inferior da tela:



Em seguida, deslize para cima a partir da barra de ferramentas para encontrar ainda mais análises separadas em duas categorias: Interações e Descoberta.


Vamos nos concentrar nas métricas do Descoberta, pois esses números mostram quantas pessoas viram a sua publicação e como a encontraram.


Primeiramente, é bom sabaibamos a diferença entre Alcance e Impressões;


Alcance: Este valor corresponde ao número de perfis alcançados. Por exemplo, se um usuário abrir o seu perfil e visualizar as suas publicações várias vezes, esse seguidor será contado apenas uma vez nos resultados dessa métrica.


Impressões: Este é o número total de vezes que sua publicação foi visualizada. Esse número inclui os usuários percorrendo o feed, clicando no seu perfil para visualizar uma foto ou visualizando o conteúdo diretamente por meio de uma mensagem direta do Instagram. Aqui você também pode ver o número total de visualizações divido por onde elas foram feitas.


Observando o item De Hashtags você pode ver quantas pessoas descobriram a sua publicação por meio das hashtags que elas seguem ou pesquisaram na busca do Instagram.




Experimentar suas hashtags e monitorar suas métricas em Descoberta irá fornecer informações reais sobre quais hashtags funcionam melhor para seu perfil. Conseguindo definir uma estratégia de utilização de hashtags, você estará no caminho certo para alcançar seu público-alvo organicamente.


#3 Saiba quando as pessoas param de ver suas histórias


Se você ainda não usa o modo Story, deveria considerar usá-lo.


Por quê? Porque é a plataforma perfeita para exibir a personalidade da sua marca, os bastidores da sua produção e alcançar o seu público de forma pessoal e descontraída.


Além disso, no modo Story do Instagram você pode explorar recursos interativos como enquete, slider e pesquisa. A interatividade dessa ferramenta ajuda no crescimento do engajamento é uma forma de iniciar um diálogo com o seu público.


A métrica "Próximo Story" é o número de pessoas que pularam o seu perfil ao chegar na sua publicação no Story. Isso pode dizer muito sobre o interesse de seu público (ou a falta dele) no seu conteúdo.


Para encontrar esses dados, a partir do seu perfil do Instagram, toque na sua foto de perfil para ver os seus Stories publicados. Em seguida, basta deslizar para cima para visualizar o modo Descoberta do seu Story:





E então, o que sua métrica Próximo Story nos diz?

Esse é o número de pessoas que não esperaram a publicação chegar ao seu fim e avançaram para o próximo perfil arrastando para o lado. Nós sabemos que boa parte das pessoas navega tocando para avançar através dos Stories no Instagram, especialmente se as publicações forem imagens fixas. Agora, se os usuários estão pulando o seu perfil, ignorando as publicações seguintes que você possa ter feito, esse é um número importante para se ter como referência. Ela indica que os espectadores não estavam envolvidos com seu conteúdo e decidiram po ignorá-lo em favor de outros.

Se você deseja cativar a atenção de seu público em suas histórias do Instagram, experimente ver o que funciona melhor testando diferentes tipos de conteúdo, como enquetes, perguntas ou usar um layout interessante.





#4 Saiba quantas pessoas novas você está alcançando


Como abordamos anteriormente, o Alcance é o número de contas exclusivas que viram a sua publicação, enquanto Impressões é o número total de vezes que sua publicação foi visualizada.


Suas métricas de Alcance são uma das melhores métricas do Instagram para acompanhar se você quiser aumentar a influência da sua conta, pois isso indica se você está atingindo novos públicos fora do escopo de seguidores já existentes.


Você pode acompanhar o alcance geral da sua página na aba informações do seu perfil. Você tem acesso a essas informações seguindo o caminho descrito na imagem abaixo ou apertando diretamente na aba que informa o número de visitas ao perfil nos últimos 7 dias.



As informações sobre o seu público e o engajamento das suas publicações que estão dispostas nessa aba devem ser levadas em conta na hora de criar as próximas publicações. Elas não dizem exatamente o que deve ser feito para que você tenha mais alcance, mas fornecem pistas valiosas do que funciona e o que deve ser evitado.


No Instagram, trabalhar com os influenciadores digitais identificados com o seu produto pode ajudar você a alcançar novas pessoas dentro do seu público-alvo e aumentar a sua presença geral na plataforma.


Marcar empresas relevantes, locais e usuários em suas publicações também pode ajudar a obter mais engajamento.


#5 Rastreie as taxas de abertura de links no Stories


Se você é um profissional, provavelmente deseja compartilhar links para seu website para mostrar seus produtos e serviços.

O Instagram limita sua vinculação a sites externos, permitindo que você faça isso somente por meio do link na sua biografia do perfil e no stories, arrastando para cima. Sendo esse último recurso disponível apenas para contas empresariais com mais de 10 mil seguidores ou em anúncios.

No Instagram Stories, suas taxas de Abertura de links informam se você está exibindo os produtos certos para seu público, no momento certo ou no formato certo. Também pode ser um indicador de quais produtos ou serviços atraem mais o seu público.

Para encontrar suas taxas de abertura de links, basta acessar o painel de informações do seu perfil como descrito na dica anterior.


Aqui, você pode acompanhar quantas pessoas usaram o recurso "Deslizar para cima" quando vincular um story a um link externo.




Monitorar essas métricas-chave do Instagram ao longo do tempo e fazer ajustes finos na sua estratégia é uma maneira infalível de aumentar o seu público-alvo, aumentar o alcance das suas publicações e ver retornos reais nas vendas da sua empresa.

Se você ainda precisa de ajuda para criar conteúdo e anúncios para as redes sociais da sua empresa, entre em contato. Eu ficarei feliz em ajudar. Coloque o seu e-mail no campo abaixo para receber dicas e novidades como essa.



41 visualizações

contato@robotpropaganda.com.br

Brasília-DF

2018 © Robot Propaganda - Todos os direitos reservados.

A Robot Propaganda nas redes sociais:

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco