• Messala Ciulla

Tudo o que você precisa saber sobre o IGTV

Atualizado: 22 de Ago de 2018

Chegou uma nova plataforma que trouxe novas possibilidades de se comunicar. Resumindo, IGTV é um lugar para vídeos filmados na vertical e de maior duração dentro da plataforma do Instagram e no aplicativo próprio da IGTV.



o que é a IGTV?

A IGTV é uma nova propostas para a experiência do expectador de programas de TV, além de um novo concorrente para o Youtube, adaptada para mobile. Em grande parte, por conta do crescimento da audiência de vídeos via mobile, o Youtube teve um boom de crescimento nos últimos anos ao passo que o tempo que os jovens passam em frente a TV caiu 40%. Estimasse que em 2021 (que está logo ali), vídeos vão corresponder a 78% de todo trafego de dados para mobile.


Assim como no Youtube, qualquer um com uma conta no Instagram pode criar o seu próprio canal no IGTV e criar vídeos de longa duração para os seus seguidores.

Por hora, os videos podem ter de no máximo 10 minutos para a grande maioria das contas e de até 60 minutos para algumas contas selecionadas. No entanto, o próprio Instagram já adiantou que mais pra frente os vídeos não terão mais limite de tempo.

A grande diferença dessa plataforma é que o IGTV foi concebido exclusivamente pra vídeos feitos na vertical, o que faz sentido, visto que é uma plataforma exclusiva para mobile. Além de ser uma evolução natural do formato stories com o qual nós já estamos acostumados e já amplamente usados por muitos influenciadores digitais. Outra coisa lega é que você pode assistir os vídeos do IGTV no aplicativo próprio da plataforma, de onde você pode compartilhar para o Facebook, e no Instagram também.

Assim como já funciona no Instagram, o aplicativo vai selecionar os vídeos para você baseado nos seus interesses e nos perfis que você segue. Você também pode ver os vídeos mais populares no momento no canal "popular". E, assim como no stories, é possível compartilhar os vídeos com os seus amigos via direct message.


E os anúncios? Não teremos anúncios por enquanto. "No momento, estamos focados em crescer o engajamento," disse Kelvin Systrom, CEO do Instagram, e uma conferência de impressa após o lançamento da plataforma. "Mas isto é obviamente para onde as coisas vão se encaminhar. Terá uma maneira dos criadores de conteúdo ganharem a vida."



3 Coisas que Você Precisa Saber Sobre o IGTV


#1 A IGTV é Exclusivamente Vertical

Assim como no stories, tecnicamente, você pode subir vídeos que tenham sido feitos na horizontal no IGTV, mas não é o ideal do ponto de vista da experiência do usuário.

A ideia é encorajar o usuário a fazer vídeos usando o próprio celular e forma mais informal e expontânea.

Outra vantagem dos videos na vertical é que eles geram uma experiência melhor para o usuário, que não precisa ficar rodando o telefone e assiste o material da segurando o aparelho da mesma forma que ele o faz a maior parte do tempo. E ainda tem um agravante, muitas pessoas deixam o celular com a rotação desligada e precisam habilitar essa função para assistir a videos no Youtube por exemplo, o que pode ser bem irritante em alguns casos.

O conceito exclusivamente vertical do IGTV é com certeza uma inovação e uma aposta ousada, mas os profissionais da área talvez não estejam tão empolgados com a ideia. Agora, quando for criar conteúdo de vídeo, você precisa filmar pensando em dois ou até três proproções: 16:9, 9:16 e 1:1. O que se traduz em mais trabalho na hora de editar e mais planejamento na hora de filmar e, em alguns casos, a melhor saída vai ser dois videos diferentes, um na horizontal e outro na vertical.

Video se tornou uma qualificação importante no mercado de social media. Ainda mais agora com o lançamento da IGTV. Então, se você trabalha na área e não sabe como fazer ou editar vídeos, é melhor começar a aprender o quanto antes.


#2 A IGTV está mais para Youtube do que pra Netflix

Ainda que seja possível fazer upload de vídeos de até uma hora de duração, ninguém está esperando que os usuários irão acompanhar os seus seriados favoritos pelo aplicativo.

O objetivo aqui é ser um concorrente direto do Youtube e Snapchat, no que tange vloggers e influenciadores. O Instagram quer focar os seus esforços nas celebridades digitais que conquistaram sua fama através do celular ao invés de material vindo de grandes estúdios e celebridades hollywoodianas. A ideia é deixar os influenciadores, que já estão acostumados com esse formato de conteúdo e que já tem grande audiência no Instagram ditarem as normas do que é o IGTV.

Em resumo, você não precisa criar um material muito trabalhado para o IGTV, o conceito dela é bem próximo o conceito original do Instagram com o Stories.


#3 A IGTV é Viciante

Assim como quando você liga sua TV e o programa já começa a passar, quando você abrir o aplicativo da IGTV o primeiro vídeo do seu feed já começa a passar automaticamente. Você pode comentar e curtir os vídeos enquanto assiste eles, de maneira similar a maneira que você interage com os vídeos no Facebook. Se o vídeo não te interessar, você pode arrastar a tela para o lado e ir para o próximo vídeo. Arrastando a tela para cima você pode procurar por outros vídeos e visualizar eles por categoria. É muito fácil e intuitivo de usar.


Hoje, existem 3 categorias na IGTV:

  • “For You” é uma coleção de vídeos dispostos em ordem de interesse, baseado no algoritmo do aplicativo

  • “Following” aqui estão os vídeos de todos os perfis que você segue no Instagram. Se algum perfil te seguir na IGTV ele automaticamente vai te seguir no Instagram e vice-versa.

  • “Popular” são os vídeos mais populares da IGTV no momento

Agora que você já tem uma ideia básica do que é a IGTV e qual a finalidade dela, é hora de colocar a mão na massa e começar a criar os seus próprios vídeos.




24 visualizações

contato@robotpropaganda.com.br

Brasília-DF

2018 © Robot Propaganda - Todos os direitos reservados.

A Robot Propaganda nas redes sociais:

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco